Quais as competências do Enem

Neste artigo quero mostrar para vocês algo que é bastante importante para quem fará o Enem que é conhecer algumas regras do jogo. Não adianta. Não dá para conhecer os segredos do Enem sem estudar o que é que a prova cobrará, como será corrigida.

Apresentamos, a seguir, o detalhamento das cinco competências a serem avaliadas em sua redação. Nosso objetivo é explicitar os critérios de avaliação, a fim de ajudá-lo a se preparar para o Exame. Tendo em vista que o texto consiste em uma unidade de sentido em que todos os aspectos se inter-relacionam para constituir a textualidade, a separação por competências apenas tem a finalidade de tornar a avaliação mais objetiva.

Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa


A primeira competência a ser avaliada em seu texto é o domínio da modalidade escrita formal da língua.

Você já aprendeu que as pessoas não escrevem e falam do mesmo modo, uma vez que são processos diferentes, cada qual com características próprias. Na escrita formal, por exemplo, deve-se evitar, ao relacionar ideias, o emprego repetido de palavras como "e", "aí", "daí", "então", próprias de um uso mais informal.

Por isso, para atender a essa exigência, você precisa ter consciência da distinção entre a modalidade escrita e a oral, bem como entre registro formal e informal.

Outra diferença entre as duas modalidades diz respeito à constituição das frases. No registro informal, elas são muitas vezes fragmentadas, já que os interlocutores podem complementar as informações com o contexto em que a interação ocorre, mas, no registro escrito formal, em que esse contexto não está presente, as informações precisam estar completas nas frases.

A entoação, recurso expressivo importante da oralidade, e as pausas, que conferem coerência ao texto, são muitas vezes marcadas, na escrita, pelos sinais de pontuação. Assim, as regras de pontuação assumem também essa função de organização do texto.

Na redação do seu texto, você deve procurar ser claro, objetivo, direto; empregar um vocabulário mais variado e preciso, diferente do que utiliza quando fala; e seguir as regras prescritas pela modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. Além disso, o texto dissertativo-argumentativo escrito exige que alguns requisitos básicos sejam atendidos.

Além dos requisitos de ordem textual - como coesão, coerência, sequenciação, informatividade -, há outras exigências para o desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo:

•  ausência de marcas de oralidade e de registro informal;
•  precisão vocabular;
•  obediência às regras de
-  concordância nominal e verbal;
-  regência nominal e verbal;
-  pontuação;
-  flexão de nomes e verbos;
-  colocação de pronomes oblíquos (átonos e tônicos);
-  grafia das palavras (inclusive acentuação gráfica e emprego de letras maiúsculas e minúsculas); e
-  divisão silábica na mudança de linha (translineação).

Os quadros a seguir apresentam os seis níveis de desempenho que serão utilizados para avaliar a Competência 1 nas redações do Enem.



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